Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Salmos 140 a 143 (dia 158)

Salmos 140

Oração pedindo a proteção de Deus


Salmo de Davi. Ao regente do coro.


1 Ó Senhor Deus, salva-me dos maus!
Livra-me dos homens violentos.

2 Eles vivem planejando o mal
e estão sempre provocando brigas.

3 A língua deles parece a língua
das cobras venenosas,
e as suas palavras são como o veneno
das serpentes.

4 Ó Senhor Deus, protege-me
do poder dos maus!
Livra-me dos homens violentos,
daqueles que procuram fazer com que eu
caia na desgraça.

5 Homens orgulhosos armaram uma armadilha
e estenderam uma rede no meu caminho;
eles puseram armadilhas
para me pegar.

6 Eu digo ao Senhor: “Tu és o meu Deus.”
Ó Senhor, escuta o meu pedido
de ajuda!

7 Ó Senhor, meu Deus e meu Salvador,
tu me protegeste na batalha.

8 Não dês aos maus o que eles querem,
ó Senhor!
Não deixes que os seus planos perversos
se realizem.

9 Não deixes que os meus inimigos
consigam a vitória;
faze com que as suas ameaças contra mim
caiam sobre eles mesmos.

10 Que caiam brasas em cima deles!
Que sejam jogados num poço
e nunca mais possam sair de lá!

11 Que os caluniadores
não consigam progredir!
Que a maldade persiga, pegue e destrua
os homens violentos!

12 Ó Senhor Deus, eu sei que tu defendes
o direito dos pobres
e a causa dos necessitados.

13 Os que te obedecem certamente
te louvarão
e os que são corretos viverão
na tua presença.

 



Salmos 141

Oração da tarde


Salmo de Davi.


1 Ó Senhor Deus, eu clamo a ti;
vem depressa me socorrer!
Escuta-me quando peço a tua ajuda.

2 Recebe a minha oração
como se fosse incenso,
e que as minhas mãos levantadas
sejam como a oferta da tarde!

3 Ó Senhor, controla a minha boca
e não me deixes falar o que não devo!

4 Não permitas que o meu coração
deseje fazer o mal,
nem que eu ande
com os que são perversos
ou tome parte na maldade deles.
E que eu nunca esteja presente
nas suas festas!

5 Eu aceito que uma pessoa direita
me repreenda ou castigue,
pois isso é um gesto de amizade;
mas eu nunca aceitarei elogios
dos perversos
e continuarei a orar
contra a ruindade deles.

6 Quando os seus chefes forem atirados
do alto dos rochedos,
então o povo saberá
que eu dizia a verdade.

7 Como a lenha é rachada e cortada
em pedaços,
assim os seus ossos serão espalhados
na beira da sepultura deles.

8 Mas eu, ó Senhor, meu Deus,
continuo confiando em ti
e buscando a tua proteção.
Não me deixes morrer.

9 Livra-me das redes
que os perversos estendem
para me pegar,
livra-me das armadilhas
dos que fazem o mal.

10 Que os maus caiam
nas suas próprias armadilhas,
e que eu consiga escapar são e salvo!




Salmos 142

Oração pedindo ajuda


Poesia de Davi. Oração que ele fez quando estava na caverna. [ver I Sm 22:1; 24:3]


1 Eu clamo a Deus, o Senhor, pedindo socorro;
eu suplico que me ajude.

2 Levo a ele todas as minhas queixas
e lhe conto todos os meus problemas.

3 Quando estou desistindo,
ele sabe o que devo fazer.
No caminho por onde ando
os meus inimigos armam uma armadilha
para me pegar.

4 Olho para os lados
e não vejo ninguém que me ajude.
Não há ninguém para me proteger,
não há ninguém que cuide de mim.

5 Ó Senhor, eu grito pedindo a tua ajuda.
Ó Deus, tu és o meu protetor,
és tudo o que desejo nesta vida.

6 Escuta o meu grito pedindo socorro,
pois estou caindo no desespero.
Salva-me dos meus inimigos,
pois eles são fortes demais para mim.

7 Livra-me do sofrimento,
e eu te louvarei na reunião do teu povo
porque tu tens sido bom para mim.




Salmos 143

Confiança em Deus


Salmo de Davi.


1 Ó Senhor Deus, ouve a minha oração!
Escuta o meu pedido.
Responde-me, pois és fiel e bom.

2 Não julgues a mim, este teu servo,
pois ninguém é inocente diante de ti.

3 O meu inimigo me perseguiu até me pegar
e me derrotou completamente.
Ele me pôs numa prisão escura,
e eu sou como aqueles que morreram
há muito tempo.

4 Por isso, estou quase desistindo,
e o desespero despedaça o meu coração.

5 Eu lembro do passado.
Penso em tudo o que tens feito
e não esqueço as tuas ações.

6 A ti levanto as mãos em oração;
como terra seca, eu tenho sede de ti.

7 Ó Senhor Deus, responde-me depressa,
pois já perdi todas as esperanças!
Não te escondas de mim
para que eu não seja como aqueles
que descem ao mundo dos mortos.

8 Peço que todas as manhãs
tu me fales do teu amor,
pois em ti eu tenho posto
a minha confiança.
As minhas orações sobem a ti;
mostra-me o caminho que devo seguir!

9 Ó Senhor Deus, livra-me
dos meus inimigos,
pois em ti encontro proteção!

10 Tu és o meu Deus;
ensina-me a fazer a tua vontade.
Que o teu Espírito seja bom para mim
e me guie por um caminho seguro!

11 Conserva-me vivo, ó Senhor,
como prometeste!
E, porque és bom, livra-me
das minhas aflições.

12 Mata os meus inimigos,
pois tens amor por mim;
acaba com todos os que me perseguem,
pois eu sou teu servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário