Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

domingo, 2 de setembro de 2012

Salmos 128 a 131 (dia 155)

Salmos 128

Recompensa pela obediência a Deus


Canção de peregrinos.


1 Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor,
e vive de acordo com a sua vontade!

2 Se você for assim,
ganhará o suficiente para viver,
será feliz, e tudo dará certo para você.

3 Em casa, a sua mulher será
como uma parreira
que dá muita uva;
e, em volta da mesa, os seus filhos
serão como oliveiras novas.

4 Quem teme ao Senhor
certamente será abençoado assim.

5 Que, do monte Sião,
o Senhor o abençoe!
Que, em todos os dias da sua vida,
você veja o progresso de Jerusalém!

6 E que você viva para ver
os seus netos!
Que a paz esteja com o povo de Israel!

 



Salmos 129

Perseguidos, mas não derrotados


Canção de peregrinos.


1 Povo de Israel,
conte como os seus inimigos
têm perseguido vocês
desde o começo da sua história.

2 O povo responde:
“Desde o começo, os nossos inimigos
nos têm perseguido ferozmente,
mas nunca nos venceram.

3 Eles abriram feridas fundas
nas nossas costas,
como um arado faz na terra.

4 Porém o Senhor, que é justo,
nos livrou do domínio deles.”

5 Que sejam derrotados e fujam
todos os que odeiam Jerusalém!

6 Que todos eles sejam como a erva
que cresce nos telhados
e que seca antes de ser arrancada,

7 erva que ninguém colhe,
nem leva embora em feixes!

8 E que os que passam não digam a eles:
“Que o Senhor Deus os abençoe!
Nós os abençoamos em nome do Senhor.”




Salmos 130

Oração pedindo a ajuda de Deus


Canção de peregrinos.


1 Ó Senhor Deus, eu te chamei
quando estava em profundo desespero.

2 Escuta o meu grito, ó Senhor!
Ouve o meu pedido de socorro.

3 Se tu tivesses feito uma lista
dos nossos pecados,
quem escaparia da condenação?

4 Mas tu nos perdoas,
e por isso nós te tememos.

5 Eu aguardo ansioso a ajuda
de Deus, o Senhor,
e confio na sua palavra.

6 Eu espero pelo Senhor
mais do que os vigias esperam
o amanhecer,
mais do que os vigias esperam
o nascer do sol.

7 Povo de Israel, ponha a sua esperança
em Deus, o Senhor,
porque o seu amor é fiel,
e ele sempre está disposto a salvar.

8 Ele salvará Israel, o seu povo,
de todos os seus pecados.




Salmos 131

Humildade e confiança em Deus


Canção de peregrinos. De Davi.


1 Ó Senhor Deus, eu já não sou
orgulhoso;
deixei de olhar os outros com arrogância.
Não vou atrás das coisas grandes
e extraordinárias,
que estão fora do meu alcance.

2 Assim, como a criança desmamada
fica quieta nos braços da mãe,
assim eu estou satisfeito e tranquilo,
e o meu coração está calmo
dentro de mim.

3 Povo de Israel, ponha a sua esperança
em Deus, o Senhor,
agora e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário