Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Salmos 91 a 94 (dia 143)

Salmos 91

Deus, o nosso protetor


1 A pessoa que procura segurança
no Deus Altíssimo
e se abriga na sombra protetora
do Todo-Poderoso

2 pode dizer a ele:
“Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor
e o meu protetor.
Tu és o meu Deus; eu confio em ti.”

3 Deus livrará você de perigos escondidos
e de doenças mortais.

4 Ele o cobrirá com as suas asas,
e debaixo delas você estará seguro.
A fidelidade de Deus o protegerá
como um escudo.

5 Você não terá medo dos perigos da noite
nem de assaltos durante o dia.

6 Não terá medo da peste
que se espalha na escuridão
nem dos males que matam ao meio-dia.

7 Ainda que mil pessoas sejam mortas
ao seu lado,
e dez mil, ao seu redor,
você não sofrerá nada.

8 Você olhará e verá
como os maus são castigados.

9 Você fez do Senhor Deus o seu protetor
e, do Altíssimo, o seu defensor;

10 por isso, nenhum desastre
lhe acontecerá,
e a violência não chegará
perto da sua casa.

11 Deus mandará que os anjos dele
cuidem de você
para protegê-lo
aonde quer que você for.

12 Eles vão segurá-lo com as suas mãos,
para que nem mesmo os seus pés
sejam feridos nas pedras.

13 Com os pés você esmagará leões
e cobras,
leões ferozes e serpentes venenosas.

14 Deus diz: “Eu salvarei
aqueles que me amam
e protegerei os que reconhecem
que eu sou Deus, o Senhor.

15 Quando eles me chamarem,
eu responderei
e estarei com eles
nas horas de aflição.
Eu os livrarei
e farei com que sejam respeitados.

16 Como recompensa, eu lhes darei
vida longa
e mostrarei que sou o seu Salvador.”




Salmos 92

Hino de gratidão a Deus


Salmo. Canção para os sábados.


1 Ó Senhor Deus, como é bom
dar-te graças!
Como é bom cantar hinos em tua honra,
ó Altíssimo!

2 Como é bom anunciar de manhã
o teu amor
e de noite, a tua fidelidade,

3 com a música de uma harpa
de dez cordas
e ao som da lira!

4 Ó Senhor Deus, os teus feitos poderosos
me tornam feliz!
Eu canto de alegria
pelas coisas que fazes.

5 Que grandes coisas tens feito,
ó Senhor!
Como é difícil entender
os teus pensamentos!

6 Aqui está uma coisa
que o tolo não entende,
e o ignorante não pode compreender:

7 os que praticam más ações
crescem como a erva,
e os perversos podem prosperar,
porém eles serão
completamente destruídos.

8 Pois tu, ó Senhor, estás para sempre
acima de tudo e de todos.

9 Nós sabemos que os teus inimigos
morrerão
e que todos os maus serão derrotados.

10 Tu me tens tornado forte
como um touro selvagem
e me tens abençoado com a felicidade.

11 Tenho visto a derrota
dos meus inimigos
e ouvido os gritos dos maus.

12 Os bons florescem como as palmeiras;
eles crescem como os cedros
dos montes Líbanos.

13 Eles são como árvores
plantadas na casa do Senhor,
que florescem nos pátios
do Templo do nosso Deus.

14 Na velhice, eles ainda produzem frutos;
são sempre fortes e cheios de vida.

15 Isso prova que o Senhor Deus é justo,
prova que ele, a minha rocha,
não comete injustiça.




Salmos 93

Deus, o Rei do Universo


1 O Senhor Deus é Rei.
Ele está vestido de majestade
e coberto de poder.
A terra está firme no seu lugar
e não pode ser abalada.

2 Ó Senhor, o teu trono
está firme desde o princípio;
tu sempre exististe.

3 Ó Senhor Deus, o mar profundo
levanta a sua voz,
o mar ergue a sua voz e ruge.

4 O Senhor reina no céu com poder.
A sua força é maior do que a fúria
do oceano
e mais poderosa do que as ondas do mar.

5 As tuas leis, ó Senhor,
merecem confiança,
e o teu Templo é santo para sempre.




Salmos 94

Deus, o justo juiz


1 Ó Senhor, tu és Deus que castiga!
Mostra a tua ira.

2 Tu és o juiz de todas as pessoas;
levanta-te e dá aos orgulhosos
o que eles merecem.

3 Até quando os maus
continuarão alegres?
Até quando, ó Senhor Deus?

4 Até quando se mostrarão orgulhosos
e se gabarão dos seus crimes?

5 Ó Senhor, eles esmagam o teu povo
e exploram os que são teus.

6 Eles matam as viúvas e os órfãos
e assassinam os estrangeiros
que vivem na nossa terra.

7 E dizem: “O Senhor não está vendo;
o Deus de Israel
não vai ficar sabendo disso.”

8 Procure entender, ó gente tola!
Quando é que vocês vão criar juízo?

9 Foi o Senhor Deus
quem fez os nossos ouvidos —
será que ele não pode ouvir?
Foi o Senhor quem fez os nossos olhos —
será que ele não pode ver?

10 O Senhor repreende as nações —
será que ele não vai castigá-las?
O Senhor ensina todos os seres humanos —
será que ele não tem sabedoria?

11 O Senhor conhece os pensamentos
das pessoas
e sabe que eles não valem nada.

12 Ó Senhor Deus, felizes são
aqueles que tu ensinas,
aqueles a quem ensinas a tua lei!

13 Tu farás com que fiquem tranquilos
nos dias de aflição,
mas para os maus serão abertas
sepulturas.

14 Pois o Senhor não abandonará
o seu povo;
ele não deixará desamparados
aqueles que são dele.

15 Assim haverá justiça nos tribunais,
e todos os que são honestos
estarão a favor dela.

16 Quem se levantou a meu favor
contra os maus?
Quem ficou do meu lado
contra os que fazem o mal?

17 Se o Senhor não tivesse me ajudado,
eu já teria ido
para a terra do silêncio.

18 Ó Senhor Deus, quando senti
que poderia morrer,
o teu amor me amparou.

19 Quando estou aflito e preocupado,
tu me consolas e me alegras.

20 Tu não queres nada
com juízes desonestos,
pois eles fazem a injustiça
parecer justiça,

21 ajuntam-se para prejudicar
as pessoas honestas
e condenam à morte os inocentes.

22 Mas o Senhor me defende;
ele é a minha rocha e o meu abrigo.

23 Ele castigará esses juízes
por causa das injustiças
que eles têm cometido;
o Senhor, nosso Deus, os destruirá
por causa dos seus atos de maldade.

2 comentários: