Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Salmos 83 a 86 (dia 141)

Salmos 83

Ó Deus, derrota os inimigos!


Salmo de Asafe. Canção.


1 Ó Deus, não fiques em silêncio!
Não te cales, nem fiques parado, ó Deus!

2 Olha! Os teus inimigos se agitam,
e aqueles que te odeiam
estão se revoltando.

3 Eles estão fazendo planos traiçoeiros
contra o teu povo,
estão tramando contra aqueles
que tu proteges.

4 Eles dizem: “Venham!
Vamos destruir Israel
para que o nome desse povo
seja esquecido para sempre.”

5 Os inimigos concordam nos seus planos;
os que fazem um acordo contra ti
são estes:

6 o povo de Edom e os ismaelitas;
o povo de Moabe e os hagaritas;

7 o povo de Gebal, Amom e Amaleque,
da Filisteia e de Tiro.

8 A Assíria também se juntou com eles,
como forte aliada dos amonitas
e dos moabitas, os descendentes de Ló.

9 Ó Deus, faze com eles como fizeste
com os midianitas,
como fizeste com Sísera e com Jabim
no rio Quisom;

10 eles foram derrotados em Endor,
e os corpos deles apodreceram na terra.

11 Faze com os seus generais o que fizeste
com Orebe e com Zeebe;
derrota todos os seus chefes,
como fizeste com Zeba e com Salmuna.

12 Pois estes disseram:
“Vamos ficar com a terra de Israel,
a terra que pertence a Deus.”

13 Ó meu Deus, espalha essa gente
como o pó,
como a palha que o vento sopra
para longe!

14 Assim como o fogo queima a floresta,
e as labaredas incendeiam os montes,

15 assim persegue-os com a tua tempestade
e faze com que sintam medo
do teu furacão.

16 Ó Senhor Deus, faze com que eles
se sintam envergonhados
e assim reconheçam o teu poder!

17 Que sejam derrotados e envergonhados
para sempre!
Que morram em completa desgraça!

18 Que saibam que somente tu és
Deus, o Senhor,
que tu és o Altíssimo,
que governa toda a terra!

 



Salmos 84

Saudades da casa de Deus


Salmo do grupo de Corá. Ao regente do coro — com a melodia de “Os Lagares”.


1 Como eu amo o teu Templo,
ó Senhor Todo-Poderoso!

2 Como eu gostaria de estar ali!
Tenho saudade dos pátios do Templo
de Deus, o Senhor.
Com todo o meu ser, canto com alegria
ao Deus vivo.

3 Ó Senhor Todo-Poderoso,
meu Rei e meu Deus,
perto dos teus altares
os pardais constroem o seu ninho,
e as andorinhas fazem a sua casa,
onde cuidam dos seus filhotes.

4 Felizes são os que moram na tua casa,
sempre cantando louvores a ti!

5 Felizes são aqueles que de ti
recebem forças
e que desejam andar pelas estradas
que levam ao monte Sião!

6 Quando eles passam
pelo Vale das Lágrimas,
ele fica cheio de fontes de água,
e as primeiras chuvas
o cobrem de bênçãos.

7 Enquanto vão indo, a força deles
vai aumentando;
eles verão o Deus dos deuses em Sião.

8 Escuta a minha oração,
ó Senhor, Deus Todo-Poderoso!
Ouve-me, ó Deus de Jacó!

9 Ó Deus, abençoa o nosso protetor,
o rei que tu escolheste!

10 É melhor passar um dia no teu Templo
do que mil dias em qualquer outro lugar.
Eu gostaria mais de ficar
no portão de entrada
da casa do meu Deus
do que morar nas casas dos maus.

11 O Senhor Deus é a nossa luz
e o nosso escudo.
Ele ama e honra
os que fazem o que é certo
e lhes dá tudo o que é bom.

12 Ó Senhor Todo-Poderoso,
como são felizes
aqueles que confiam em ti!

 



Salmos 85

Prosperidade e justiça


Salmo do grupo de Corá. Ao regente do coro.


1 Ó Senhor Deus, tu tens sido bom
para a tua terra;
fizeste com que Israel prosperasse
outra vez.

2 Perdoaste todos os pecados do teu povo
e não olhaste para as suas maldades.

3 Acalmaste todo o teu furor
e deixaste de lado o fogo da tua ira.

4 Faze com que prosperemos de novo,
ó Deus, nosso Salvador,
e não continues aborrecido
com o teu povo!

5 Será que vais ficar irado para sempre
contra nós?
Será que a tua ira nunca vai acabar?

6 Dá-nos forças novamente
e assim o teu povo se alegrará
por causa de ti.

7 Mostra-nos, ó Senhor Deus, o teu amor
e dá-nos a tua salvação!

8 Eu escuto o que o Senhor
está dizendo.
Para nós, o seu povo,
para nós, os que somos fiéis,
ele promete paz
se não voltarmos aos nossos caminhos
de loucura.

9 Na verdade, Deus está pronto
para salvar os que o temem
a fim de que a sua presença salvadora
fique na nossa terra.

10 O amor e a fidelidade se encontrarão;
a justiça e a paz se abraçarão.

11 A fidelidade das pessoas
brotará da terra,
e a justiça de Deus olhará lá do céu.

12 O Senhor Deus nos dará o que é bom,
e a nossa terra produzirá
as suas colheitas.

13 A justiça irá adiante do Senhor
e preparará o caminho para ele.




Salmos 86

Pedido de socorro em tempos de angústia


Oração de Davi.


1 Ó Senhor Deus, escuta-me e responde-me,
pois estou fraco e necessitado!

2 Salva-me da morte, pois sou fiel a ti;
salva-me porque sou teu servo
e confio em ti.

3 Tu és o meu Deus.
Tem compaixão de mim, Senhor,
pois eu oro a ti o dia inteiro!

4 Ó Senhor, alegra o coração
deste teu servo,
pois os meus pensamentos sobem a ti!

5 Ó Senhor, tu és bom e perdoador
e tens muito amor
por todos os que oram a ti.

6 Escuta, ó Senhor, a minha oração
e ouve os meus gritos pedindo socorro!

7 Em tempos de angústia eu te chamo,
pois tu me respondes.

8 Não há nenhum deus como tu, Senhor;
não há nenhum que possa fazer
o que tu fazes.

9 Todos os povos que criaste virão
e se curvarão diante de ti.
Eles louvarão a tua grandeza

10 porque tu és poderoso
e fazes coisas maravilhosas.
Só tu és Deus.

11 Ó Senhor Deus, ensina-me
o que queres que eu faça,
e eu te obedecerei fielmente!
Ensina-me a te servir
com toda a devoção.

12 Senhor, meu Deus, eu te louvarei
com todo o coração
e anunciarei a tua grandeza
para sempre.

13 Como é grande o teu amor por mim!
Tu não deixaste que eu fosse levado
para o fundo do mundo dos mortos.

14 Ó Deus, estou sendo atacado
por gente orgulhosa.
Um bando de pessoas violentas
está querendo me matar,
pessoas que não querem saber de ti.

15 Mas tu, Senhor, és Deus de compaixão
e de amor;
és sempre paciente, bondoso e fiel.

16 Olha de novo para mim
e tem misericórdia de mim;
dá-me a tua força e salva-me,
pois eu te sirvo,
como te serviu também a minha mãe.

17 Ó Senhor Deus, dá-me uma prova
da tua bondade!
Então os que me odeiam verão
que tu tens me ajudado e consolado
e ficarão envergonhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário