Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Salmos 59 a 62 (dia 135)

Salmos 59

Proteção divina contra inimigos


Hino de Davi. Ao regente do coro — com a melodia de “Não Destruas”. Escrito por Davi quando Saul mandou espiões à casa de Davi para o matarem. [Conf. I Sm 19:11]


1 Ó meu Deus, livra-me
dos meus inimigos!
Protege-me daqueles que me atacam.

2 Salva-me dos homens maus;
livra-me desses assassinos.

3 Ó Senhor Deus, olha!
Eles estão esperando para me matar.
Homens cruéis estão fazendo planos
contra mim.
Mas não é por causa
de qualquer pecado
ou maldade que eu tenha feito,

4 nem por causa de alguma falta,
que eles têm pressa de me atacar.

5 Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso,
levanta-te e vem me ajudar!
Vê, ó Deus de Israel!
Acorda e castiga as nações pagãs;
não tenhas pena
desses traidores e perversos.

6 Quando anoitece, eles voltam
e rodeiam a cidade,
rosnando como cachorros.

7 A língua deles fere como espada;
eles gritam insultos e ameaças
e pensam que ninguém está ouvindo.

8 Mas tu zombas deles, ó Senhor;
tu ris de todos os pagãos.

9 Ó Deus, eu confio no teu poder;
tu és a minha fortaleza.

10 Com o seu amor,
o meu Deus virá ao meu encontro;
ele fará com que eu veja
a derrota dos meus inimigos.

11 Ó Deus, não acabes de uma vez
com os meus inimigos
para que o meu povo não esqueça
da maldade deles!
Ó Senhor, nosso escudo, espalha-os
com o teu poder e derrota-os!

12 Todas as vezes que falam,
os meus inimigos pecam;
que eles sejam apanhados
no seu próprio orgulho!
Eles amaldiçoam e mentem;

13 por isso, peço que os destruas
quando estiveres irado,
e que sejam destruídos completamente.
Aí todos saberão
que Deus governa em Israel
e que o seu Reino
se estende pelo mundo inteiro.

14 De noite, os meus inimigos voltam
e rodeiam a cidade,
rosnando como cachorros.

15 Eles andam pela cidade
como cachorros,
procurando o que comer,
e uivam se não encontram
comida que chegue.

16 Porém eu cantarei
a respeito do teu poder;
de manhã louvarei bem alto o teu amor,
pois tu tens sido uma fortaleza
para mim,
um refúgio nos meus dias de aflição.

17 Eu te louvarei, ó Deus,
meu defensor!
Tu és a minha fortaleza,
tu és o Deus que me ama.

 



Salmos 60

Derrota e vitória


Hino de Davi, para ensino. Ao regente do coro — com a melodia de “O Lírio do Testemunho”. Escrito por Davi quando lutava contra os sírios da Mesopotâmia e de Zoba e quando Joabe voltou e matou doze mil edomitas no vale do Sal. [Conf. II Sm 8:13; I Cr 18:12]


1 Ó Deus, tu nos rejeitaste
e nos derrotaste.
Estavas irado conosco,
mas agora volta para nós!

2 Fizeste a terra tremer e se abrir;
agora fecha as suas brechas,
pois ela está se desfazendo.

3 Fizeste o teu povo passar
por muitas aflições;
tu nos deste vinho para beber,
e por isso andamos por aí às tontas.

4 Levantaste uma bandeira para avisar
os que te temem,
para que eles pudessem escapar
da derrota.

5 Salva-nos com o teu poder;
responde à nossa oração
para que o povo que tu amas
seja salvo.

6 No seu Templo, Deus disse:
“Quando eu vencer,
dividirei a cidade de Siquém
e repartirei o vale de Sucote
entre o meu povo.

7 Gileade é meu, e Manassés, também;
Efraim é o meu capacete,
e Judá é o meu cetro de rei.

8 Porém Moabe será a minha bacia
de lavar;
e eu jogarei as minhas sandálias
sobre Edom,
como um sinal de que esse país é meu.
Será que os filisteus pensaram
que iriam cantar a sua vitória
sobre mim?”

9 Ó Deus, quem me levará para dentro
da cidade protegida por muralhas?
Quem me guiará até Edom?

10 Será que, de fato, nos rejeitaste?
Será que não vais marchar
com os nossos exércitos?

11 Ajuda-nos a combater o inimigo,
pois o auxílio de seres humanos
não vale nada.

12 Com Deus do nosso lado,
venceremos;
ele derrotará os nossos inimigos.

 



Salmos 61

Segurança em Deus


De Davi. Ao regente do coro — para instrumentos de cordas.


1 Ó Deus, ouve o meu grito
de angústia!
Escuta a minha oração.

2 No meu desespero, longe do meu lar,
eu te chamo pedindo ajuda.
Põe-me em segurança
numa rocha bem alta,

3 pois tu és o meu protetor,
o meu forte defensor
contra os meus inimigos.

4 Eu te peço que me deixes viver
no teu Templo toda a minha vida,
para ficar protegido
debaixo das tuas asas.

5 Ó Deus, tu ouviste
as minhas promessas
e me deste as bênçãos
que pertencem aos que te temem.

6 Dá uma vida longa ao rei;
que ele viva muitos e muitos anos!

7 Que ele governe para sempre
com a tua bênção, ó Deus!
Protege-o com o teu amor
e com a tua fidelidade.

8 Assim eu sempre te cantarei louvores
e todos os dias te darei
o que tiver prometido.

 



Salmos 62

Somente Deus


Salmo de Davi. Ao regente do coro — para confissão.


1 Somente em Deus eu encontro paz;
é dele que vem a minha salvação.

2 Somente ele é a rocha que me salva;
ele é o meu protetor,
e eu nunca serei derrotado.

3 Até quando todos vocês
atacarão um homem
que é mais fraco
do que uma cerca derrubada?

4 Vocês somente querem tirá-lo
do seu lugar de honra.
Vocês gostam de mentir;
dizem coisas boas a respeito dele,
mas no coração o amaldiçoam.

5 Somente em Deus eu encontro paz
e nele ponho a minha esperança.

6 Somente ele é a rocha que me salva;
ele é o meu protetor,
e eu não serei abalado.

7 A minha salvação e a minha honra
dependem de Deus;
ele é a minha rocha poderosa
e o meu abrigo.

8 Confie sempre em Deus, meu povo!
Abram o coração para Deus,
pois ele é o nosso refúgio.

9 Os seres humanos, tanto os pobres
como os ricos, são inúteis,
são somente um sopro.
Se fossem colocados na balança,
não pesariam nada;
são mais leves do que um sopro.

10 Não confiem na violência,
nem esperem ganhar
alguma coisa com o roubo.
Ainda que as suas riquezas aumentem,
não confiem nelas.

11 Mais de uma vez
tenho ouvido Deus dizer
que o poder é dele

12 e o amor, também.
Tu, ó Senhor, recompensas cada um
de acordo com o que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário