Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Salmos 47 a 50 (dia 132)

Salmos 47

Deus, o Rei do mundo inteiro


Canção do grupo de Corá. Ao regente do coro.

 

 1 Batam palmas de alegria,
todos os povos!
Cantem louvores a Deus em voz alta.

2 Pois o Senhor, o Altíssimo,
deve ser temido;
ele é o grande Rei
que governa o mundo inteiro.

3 Deus nos fez vencer os outros povos;
ele nos fez governar as nações.

4 Ele escolheu para nós a terra
onde vivemos,
terra que é o orgulho do seu povo,
a quem ele ama.

5 Deus vai subindo para o seu trono.
Enquanto ele sobe, há gritos
de alegria e sons de trombeta.

6 Cantem louvores a Deus.
Cantem louvores ao nosso Rei.

7 Louvem a Deus com canções,
pois ele é o Rei do mundo inteiro!

8 Deus está sentado no seu santo trono;
ele reina sobre as nações.

9 Os que governam os povos se reúnem
com o povo do Deus de Abraão,
pois todo poder neste mundo
pertence a Deus;
ele domina tudo.

 



Salmos 48


Jerusalém, a cidade de Deus


Salmo do grupo de Corá. Canção.



1 O Senhor Deus é grande
e merece ser louvado na sua cidade,
em Sião, o seu monte santo.

2 O monte de Deus é alto e bonito;
a cidade do grande Rei é a alegria
do mundo inteiro.

3 Deus tem mostrado que ele
dá segurança ao povo
dentro das fortalezas da cidade.

4 Os reis se reuniram
e juntos vieram atacar o monte Sião.

5 Porém, quando viram a cidade,
ficaram espantados
e fugiram com medo.

6 Eles ficaram apavorados e aflitos
como a mulher que está
com dores de parto,

7 como marinheiros em grandes navios
sacudidos numa tempestade violenta.

8 Temos ouvido falar das coisas
que o Senhor Deus tem feito
e agora vimos o que aconteceu
na cidade do nosso Deus,
o Senhor Todo-Poderoso.
Ele guardará a cidade em segurança
para sempre.

9 No teu Templo, ó Deus,
ficamos pensando no teu amor.

10 Tu és louvado por todos os povos,
e a tua fama se espalha
pelo mundo inteiro,
pois tu governas com justiça.

11 Alegre-se, povo de Jerusalém!
Ó Deus, os teus julgamentos são justos!
Alegrem-se com isso,
moradores das cidades de Judá!

12 Povo de Deus, ande em volta
de Jerusalém
e conte as suas torres!

13 Olhem todos com atenção
as suas muralhas
e examinem as suas fortalezas.
Assim vocês poderão dizer
aos seus descendentes:

14 “Este Deus é o nosso Deus
para sempre.
Ele nos guiará eternamente.”




Salmos 49

Ninguém escapa da morte


Salmo do grupo de Corá. Ao regente do coro.


1 Povos, escutem bem isto!
Ouçam, todos os moradores do mundo,

2 tanto os poderosos como os humildes,
tanto os ricos como os pobres!

3 Os meus pensamentos serão claros;
falarei palavras de sabedoria.

4 Vou dar atenção aos provérbios
e, enquanto toco a minha lira,
vou explicá-los.

5 Eu não sinto medo
nas horas de perigo,
quando os meus inimigos me cercam.

6 Esses perversos confiam
nas suas riquezas
e se orgulham
das suas grandes fortunas.

7 Mas ninguém pode salvar a si mesmo,
nem pagar a Deus
o preço da sua vida,

8 pois não há dinheiro que pague
a vida de alguém.
Por mais dinheiro
que uma pessoa tenha,

9 isso não garante que ela
nunca vá morrer,
que ela vá viver para sempre.

10 Todo mundo vê
que até os sábios morrem,
e morrem também os tolos
e os ignorantes.
E todos deixam as suas riquezas
para os outros.

11 As suas sepulturas
são os seus lares perpétuos,
onde eles ficam para sempre,
ainda que tenham possuído
muitas terras.

12 O ser humano,
por mais importante que seja,
não pode escapar da morte;
como os animais morrem,
ele também morre.

13 Reparem no que acontece
com os que confiam em si mesmos;
vejam o fim daqueles
que estão satisfeitos
com as suas riquezas.

14 O pastor deles — a morte — os leva,
e eles são condenados a morrer
como se fossem ovelhas.
De manhã, as pessoas corretas
os vencerão;
os corpos deles apodrecerão
na sepultura,
longe dos seus lares.

15 Porém Deus me livrará
do poder da morte,
pois ele me receberá.

16 Não se preocupem
quando alguém fica rico,
e a sua riqueza aumenta
cada vez mais.

17 Pois, quando morrer,
ele não poderá levar nada;
a sua riqueza não irá com ele
para a sepultura.

18 Ainda que esteja contente
com a sua vida
e seja elogiado por ter sucesso,

19 ele, quando morrer, vai reunir-se
com os seus antepassados
no lugar onde a escuridão
dura para sempre.

20 O ser humano,
por mais importante que seja,
não pode escapar da morte;
como os animais morrem,
ele também morre.




Salmos 50

Adoração e vida


Salmo de Asafe.


1 Deus, o Senhor Deus, fala
e chama todos os moradores do mundo,
de um lado da terra ao outro.

2 Deus brilha lá de Jerusalém,
a cidade de perfeita beleza.

3 O nosso Deus está chegando,
porém não chega em silêncio.
Um fogo destruidor vem
na sua frente,
e em volta dele
há uma violenta tempestade.

4 Ele chama o céu e a terra
como testemunhas
para assistirem ao julgamento
do seu povo.

5 Ele diz: “Reúnam aqueles
que são fiéis a mim,
aqueles que fizeram
uma aliança comigo,
e, como sinal,
ofereceram um sacrifício.”

6 Os céus anunciam que Deus é justo
e que ele mesmo é quem vai julgar.

7 Deus diz: “Escute, meu povo,
que eu vou falar;
vou ser testemunha contra você,
povo de Israel.
Eu sou Deus, o seu Deus.

8 Não vou repreendê-los
por causa dos sacrifícios
e das ofertas que vocês
sempre me trazem.

9 No entanto, eu não preciso
dos touros das suas fazendas
nem dos bodes dos seus rebanhos.

10 Pois os animais da floresta são meus
e também os milhares de cabeças
de gado espalhados nas montanhas.

11 São meus todos os pássaros
dos montes
e tudo o que vive nos campos.”

12 “Se eu tivesse fome,
não pediria nada a vocês,
pois o mundo é meu
e tudo o que nele há.

13 Por acaso, preciso comer
carne de touros
ou beber sangue de bodes?

14 Que a gratidão de vocês
seja o sacrifício
que oferecem a Deus,
e que vocês deem ao Deus Altíssimo
tudo aquilo que prometeram!

15 Se me chamarem no dia da aflição,
eu os livrarei,
e vocês me louvarão.”

16 Porém Deus diz aos maus:
“Que direito têm vocês
de recitar as minhas leis
e de falar a respeito
da minha aliança?

17 Vocês não querem que eu os corrija
e não aceitam as minhas ordens.

18 Vocês ficam amigos de cada ladrão
que encontram
e andam com pessoas adúlteras.

19 Vocês estão sempre prontos
para dizer coisas más
e não pensam duas vezes
antes de pregar mentiras.

20 Estão sempre acusando os seus irmãos
e espalhando calúnias
a respeito deles.

21 Vocês fizeram essas coisas,
e eu fiquei calado;
por isso, pensaram que eu era
igual a vocês.
Porém agora vou repreendê-los;
vou mostrar-lhes os seus erros.”

22 “Vocês que esqueceram de mim,
pensem bem nisso
para que eu não os destrua,
sem que ninguém possa salvá-los.

23 Aquele que me traz
ofertas de gratidão
está me honrando,
e eu salvarei todos os que andam
nos meus caminhos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário