Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Salmos 11 a 14 (dia 123)

Salmos 11

Segurança em Deus


De Davi. Ao regente do coro.

1 Com Deus, o Senhor, estou seguro.
Não adianta me dizerem:
“Fuja como um pássaro
para as montanhas

2 porque os maus já armaram
os seus arcos
e de tocaia apontam as flechas
para atirar nas pessoas direitas.

3 O que pode fazer a pessoa honesta
quando as leis e os bons costumes
são desprezados?”

4 O Senhor Deus está
no seu santo Templo;
o seu trono está no céu.
Ele vê todas as pessoas
e sabe o que elas fazem.

5 O Senhor examina
os que lhe obedecem
e também aqueles que são maus;
com todo o coração ele detesta
os que gostam de praticar violências.

6 Deus faz cair enxofre e brasas
sobre os maus;
ele os castiga com ventos
que queimam como o fogo.

7 O Senhor faz o que é certo
e ama a honestidade;
as pessoas que são obedientes a ele
viverão na sua presença.

 



Salmos 12

Livra-nos dos maus


Salmo de Davi. Ao regente do coro — para instrumentos de oito cordas.



1 Salva-nos, ó Senhor Deus,
pois já não há mais
pessoas de confiança,
e os que são fiéis a ti
desapareceram da terra.

2 Todos dizem mentiras uns aos outros;
um engana o outro com bajulações.

3 Ó Senhor, faze com que
esses bajuladores se calem!
Fecha a boca dessa gente convencida.

4 Eles dizem:
“Com as nossas palavras venceremos;
ninguém vai tapar a nossa boca.
Quem é que manda em nós?”

5 Mas o Senhor Deus diz:
“Agora eu vou agir
porque os necessitados
estão sendo oprimidos,
e os perseguidos gemem de dor.
Eu lhes darei a segurança
que tanto esperam.”

6 As promessas do Senhor
merecem confiança;
elas são como a prata pura,
refinada sete vezes no fogo.

7 Ó Senhor Deus, guarda-nos sempre
bem protegidos
e livra-nos dos maus,

8 pois eles andam por toda parte,
e todas as pessoas dão valor
àquilo que é mau.

 



Salmos 13

Confiança no amor de Deus


Salmo de Davi. Ao regente do coro.



1 Ó Senhor Deus, até quando
esquecerás de mim?
Será para sempre?
Por quanto tempo esconderás de mim
o teu rosto?

2 Até quando terei de suportar
este sofrimento?
Até quando o meu coração se encherá
dia e noite de tristeza?
Até quando os meus inimigos
me vencerão?

3 Ó Senhor, meu Deus,
olha para mim e responde-me!
Dá-me forças novamente
para que eu não morra.

4 Assim os meus inimigos não poderão
se alegrar com a minha desgraça,
nem poderão dizer:
“Nós o derrotamos!”

5 Eu confio no teu amor.
O meu coração ficará alegre,
pois tu me salvarás.

6 E, porque tens sido bom para mim,
cantarei hinos a ti, ó Senhor.





Salmos 14

Corrupção e salvação

(= Salmo 53)

De Davi. Ao regente do coro.



1 Os tolos pensam assim:
“Para mim, Deus não tem importância.”

Todos são corruptos
e as coisas que eles fazem
são nojentas;
não há uma só pessoa que faça o bem.

2 Lá do céu o Senhor Deus olha
para a humanidade
a fim de ver se existe
alguém que tenha juízo,
se existe uma só pessoa que o adore.

3 Mas todos se desviaram
do caminho certo
e são igualmente corruptos.
Não há mais ninguém que faça o bem,
não há nem mesmo uma só pessoa.

4 O Senhor pergunta:
Será que toda essa gente má
não entende nada?
Eles vivem explorando o meu povo
e não oram a mim.”


5 Mas eles vão tremer de medo
porque Deus está do lado daqueles
que lhe obedecem.

6 Os maus fazem com que fracassem
as esperanças dos necessitados,
mas estes são protegidos
pelo Senhor.

7 Queira Deus que de Jerusalém venha
a vitória para Israel!
Como ficarão felizes e alegres
os descendentes de Jacó
quando o Senhor fizer com que
eles prosperem de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário