Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

sábado, 30 de abril de 2011

Números 1 a 3 (dia 30) + Levítico 27

LIVRO DE LEVÍTICO - CAPÍTULO 27

O SENHOR Deus deu a Moisés as seguintes leis para o povo de Israel:

* Quando uma pessoa que foi separada para o serviço do SENHOR Deus quiser ficar livre do seu compromisso, ela pagará um preço certo, de acordo com a tabela oficial.

* Os homens de vinte a sessenta anos de idade pagarão cinqüenta barras de prata, e as mulheres da mesma idade pagarão trinta.

* Os jovens de cinco a vinte anos de idade pagarão vinte barras de prata, e as jovens pagarão dez.

* Os meninos de um mês a cinco anos pagarão cinco barras de prata, e as meninas pagarão três.

* Os homens de sessenta anos para cima pagarão quinze barras de prata, e as mulheres pagarão dez.

* Se a pessoa for pobre e não puder pagar a quantia marcada, ela irá falar com o sacerdote, e ele cobrará o que a pessoa puder pagar.

* Quando alguém promete a Deus, o SENHOR, um animal que pode ser oferecido em sacrifício, esse animal é considerado sagrado e não poderá ser trocado por outro, seja melhor ou pior. Mas, se houver troca, então os dois animais pertencem ao SENHOR.

* Se o animal for impuro, isto é, um dos animais que o SENHOR não aceita, então o dono o levará ao sacerdote para que ele veja quanto vale. O sacerdote dará o preço de acordo com a condição do animal. Se o dono quiser tornar a comprar o animal, ele pagará o preço, mais um quinto.

* Quando alguém dedicar a sua casa a Deus, o SENHOR, o sacerdote fará a avaliação da casa de acordo com a sua condição e dará o preço. Se o dono quiser tornar a comprar a casa, pagará o preço, mais um quinto.

* Se alguém oferecer para o serviço de Deus, o SENHOR, uma parte dos terrenos que recebeu do pai, o sacerdote fará a avaliação do terreno de acordo com a quantidade de sementes necessária para semeá-lo, na base de cinqüenta barras de prata por cem quilos de cevada.

* Se ele dedicar o terreno a Deus no Ano da Libertação, o terreno valerá o preço máximo; mas, se for depois do Ano da Libertação, o sacerdote calculará o seu valor, tendo como base os anos que ainda faltarem para o seguinte Ano da Libertação, e assim o preço será mais baixo.

* Se o dono do terreno quiser tornar a comprá-lo, ele pagará o preço calculado, mais um quinto.

* Mas, se não quiser tornar a comprá-lo ou se outra pessoa o comprar, ele perderá o direito de tornar a comprá-lo.

* No Ano da Libertação, quando o terreno ficar livre, ele será oferecido para o serviço de Deus, o SENHOR; é um terreno sagrado que pertence aos sacerdotes.

* Se alguém oferecer para o serviço de Deus, o SENHOR, um terreno que comprou, o sacerdote calculará o valor do terreno, tendo como base os anos que ainda faltarem para o Ano da Libertação. Nesse mesmo dia o homem pagará o preço total e oferecerá o dinheiro para o serviço do SENHOR.

* No seguinte Ano da Libertação o terreno voltará a pertencer ao seu dono, isto é, ao homem que o recebeu como herança.

* Todos os preços serão calculados de acordo com a tabela oficial; a barra padrão, o siclo, vale vinte geras.

* A primeira cria das vacas, ovelhas ou cabras pertence a Deus, o SENHOR. Portanto, ninguém poderá oferecê-la ao SENHOR, pois já pertence a ele.

* Mas a primeira cria de um animal impuro poderá ser comprada de novo; deverá ser pago o preço da tabela, mais um quinto. Se não for comprada de novo, a cria poderá ser vendida pelo preço da tabela.

* Ninguém poderá vender ou tornar a comprar uma coisa, seja pessoa, animal ou terreno, que tiver sido dedicada para ser usada somente no serviço de Deus, o SENHOR. É uma coisa sagrada e pertence completamente ao SENHOR.

* Nem mesmo uma pessoa que tenha sido dedicada assim poderá ser comprada de novo; ela será morta.

* A décima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o SENHOR, e será dada a ele.

* Se o dono quiser tornar a comprar alguma porção dessa décima parte, pagará o preço marcado, mais um quinto.

* De cada dez animais domésticos um pertence a Deus, o SENHOR. Quando o dono contar o seu gado e as suas ovelhas e cabras, cada décimo animal pertencerá ao SENHOR, qualquer que seja a condição do animal. O dono não poderá trocar um animal por outro. Mas, se houver troca, então os dois animais pertencem ao SENHOR e não poderão ser comprados de novo.

Foram esses os mandamentos que o SENHOR Deus deu a Moisés, no monte Sinai, para o povo de Israel.



LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 1

No segundo ano depois da saída dos israelitas do Egito, no dia primeiro do segundo mês, o SENHOR Deus falou com Moisés no deserto do Sinai, na Tenda Sagrada.

Ele disse:

- Você e Arão devem fazer a contagem do povo de Israel por grupos de famílias e por famílias. Façam a lista de todos os homens de vinte anos para cima, isto é, todos os que já têm idade para o serviço militar. Vocês chamarão um chefe de grupo de famílias de cada tribo para ajudá-los.

- São estes os nomes dos homens que vão ajudar vocês:

+----------------------------------------------+
| Tribo ......| Chefe de Grupo de Famílias ....|
+----------------------------------------------+
| 1. Rúben ...| Elisur (filho de Sedeur) ......|
| 2. Simeão ..| Selumiel (filho de Zurisadai) .|
| 3. Judá ....| Nasom (filho de Aminadabe) ....|
| 4. Issacar .| Netanel (filho de Zuar) .......|
| 5. Zebulom .| Eliabe (filho de Helom) .......|
| 6. Efraim ..| Elisama (filho de Amiúde) .....|
| 7. Manassés | Gamaliel (filho de Pedasur) ...|
| 8. Benjamim | Abidã (filho de Gideoni) ......|
| 9. Dã ......| Aiezer (filho de Amisadai) ....|
| 10. Aser ...| Pagiel (filho de Ocrã) ........|
| 11. Gade ...| Eliasafe (filho de Deuel) .....|
| 12. Naftali | Aira (filho de Enã) ...........|
+----------------------------------------------+

Esses foram os chefes de tribo escolhidos no meio do povo de Israel para representar os seus grupos de famílias.



Então, no dia primeiro do segundo mês, Moisés e Arão, junto com esses doze homens, reuniram todo o povo e fizeram a contagem por grupos de famílias e por famílias, registrando nome por nome os homens de vinte anos para cima.

Assim, a contagem no deserto do Sinai foi feita como o SENHOR havia ordenado a Moisés. Os homens de vinte anos para cima, que tinham idade para o serviço militar, foram registrados pelo seu nome, cada um no seu grupo de famílias e na sua família. Começaram pela tribo de Rúben, o filho mais velho de Jacó.

A soma total das tribos foi a seguinte:

* Da tribo de Rúben: 46.500 homens.
* Da tribo de Simeão: 59.300 homens.
* Da tribo de Gade: 45.650.

* Da tribo de Judá: 74.600.
* Da tribo de Issacar: 54.400.
* Da tribo de Zebulom: 57.400.

* Da tribo de Efraim: 40.500.
* Da tribo de Manassés: 32.200.
* Da tribo de Benjamim: 35.400.

* Da tribo de Dã: 62.700.
* Da tribo de Aser: 41.500.
* Da tribo de Naftali: 53.400.

A soma total de todos os homens de vinte anos para cima, que tinham idade para o serviço militar, foi de 603.550.

Mas os levitas não foram registrados com as outras tribos, pois o SENHOR tinha dito a Moisés o seguinte:

- Quando você fizer a contagem dos homens com idade para o serviço militar, deixe de fora os homens da tribo de Levi. Mas ponha os levitas para cuidarem da Tenda Sagrada e de todos os seus móveis e objetos. Eles carregarão a Tenda e todo o seu equipamento, farão ali o serviço religioso e acamparão ao redor dela.

* Quando a Tenda tiver de ser transportada, os levitas a desarmarão e, quando for preciso acampar de novo, eles a armarão outra vez.

* Quem não for levita e chegar perto da Tenda deverá ser morto.

* Os outros israelitas ficarão cada um no seu próprio acampamento, perto da sua própria bandeira, de acordo com o seu grupo.

* Mas os levitas acamparão ao redor da Tenda para guardá-la a fim de que ninguém chegue perto, e assim eu não fique irado com o povo de Israel.

E o povo fez tudo como o SENHOR havia ordenado a Moisés.



LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 2

O SENHOR Deus disse a Moisés e a Arão o seguinte:

- Quando os israelitas armarem o acampamento, cada um ficará perto da bandeira do seu grupo e do estandarte do seu grupo de famílias. Eles acamparão em volta da Tenda Sagrada e de frente para ela.

- Do lado LESTE acamparão os exércitos que marcham debaixo da bandeira da tribo de Judá. O exército de Judá tem setenta e quatro mil e seiscentos homens, e o chefe é Nasom, filho de Aminadabe.

* Ao lado deles acampará o exército da tribo de Issacar. Esse exército tem cinqüenta e quatro mil e quatrocentos homens, e o chefe é Netanel, filho de Zuar.

* Acampará com eles também o exército da tribo de Zebulom. Esse exército tem cinqüenta e sete mil e quatrocentos homens, e o chefe é Eliabe, filho de Helom.

* O grupo de Judá, num total de 186.400 homens, marchará primeiro.



- Do lado SUL acamparão os exércitos que marcham debaixo da bandeira da tribo de Rúben. O exército de Rúben tem quarenta e seis mil e quinhentos homens, e o seu chefe é Elisur, filho de Sedeur.

* Ao lado deles acampará o exército da tribo de Simeão. Esse exército tem cinqüenta e nove mil e trezentos homens, e o chefe é Selumiel, filho de Zurisadai.

* Acampará com eles também o exército da tribo de Gade. Esse exército tem quarenta e cinco mil seiscentos e cinqüenta homens, e o chefe é Eliasafe, filho de Deuel.

* O grupo de Rúben, num total de 151.450 homens, marchará em segundo lugar.



- Entre os primeiros dois grupos e os dois últimos, marcharão os levitas, levando a Tenda. Os grupos marcharão na mesma ordem em que acamparem, cada um no seu lugar, seguindo a sua bandeira.



- Do lado OESTE acamparão os exércitos que marcham debaixo da bandeira da tribo de Efraim. O exército de Efraim tem quarenta mil e quinhentos homens, e o chefe é Elisama, filho de Amiúde.

* Ao lado deles acampará o exército da tribo de Manassés. Esse exército tem trinta e dois mil e duzentos homens, e o chefe é Gamaliel, filho de Pedasur.

* Acampará com eles também o exército da tribo de Benjamim. Esse exército tem trinta e cinco mil e quatrocentos homens, e o chefe é Abidã, filho de Gideoni.

* O grupo de Efraim, num total de cento e oito mil e cem homens, marchará em terceiro lugar.



- Do lado NORTE acamparão os exércitos que marcham debaixo da bandeira da tribo de Dã. O exército de Dã tem sessenta e dois mil e setecentos homens, e o chefe é Aiezer, filho de Amisadai.

* Ao lado deles acampará o exército da tribo de Aser. Esse exército tem quarenta e um mil e quinhentos homens, e o chefe é Pagiel, filho de Ocrã.

* Acampará com eles também o exército da tribo de Naftali. Esse exército tem cinqüenta e três mil e quatrocentos homens, e o chefe é Aira, filho de Enã.

* O grupo de Dã, num total de cento e cinqüenta e sete mil e seiscentos homens, marchará por último.



O número total dos homens de Israel registrados nos exércitos, grupo por grupo, foi de 603.550.

Como o SENHOR havia ordenado a Moisés, os levitas não foram contados com os outros israelitas.

Assim, o povo de Israel fez tudo como o SENHOR havia ordenado a Moisés.

Eles acamparam, cada grupo debaixo da sua própria bandeira, e cada israelita começou a marchar com o seu grupo de famílias.



LIVRO DE NÚMEROS - CAPÍTULO 3

Eram estes os descendentes de Arão e de Moisés no tempo em que o SENHOR falou com Moisés no monte Sinai.

Os nomes dos filhos de Arão são os seguintes:
* Nadabe, o mais velho; depois
* Abiú,
* Eleazar e
* Itamar.

Eles foram ungidos e ordenados para servirem como sacerdotes. Porém Nadabe e Abiú foram mortos quando, no deserto do Sinai, estavam oferecendo a Deus, o SENHOR, fogo que não era sagrado. Eles não tinham filhos, e por isso Eleazar e Itamar serviram como sacerdotes durante a vida de Arão.



O SENHOR Deus disse a Moisés:

- Mande chamar a tribo de Levi e ponha os seus membros para ajudarem Arão, o sacerdote, no serviço religioso. Eles farão tudo o que for necessário na Tenda Sagrada e estarão a serviço dos sacerdotes e de todo o povo. Cuidarão de todos os móveis e objetos da Tenda e cumprirão as suas obrigações para com os israelitas no serviço religioso. A única responsabilidade dos levitas é servir Arão e os seus descendentes. Mas você ordenará a Arão e aos seus descendentes que cuidem somente dos seus serviços como sacerdotes. Qualquer outro homem que tentar fazer esse serviço será condenado à morte.

O SENHOR Deus disse mais a Moisés:
- Os levitas agora são meus. Quando matei os primeiros filhos dos egípcios, eu separei para mim todos os primeiros filhos de cada família israelita e as primeiras crias dos animais. E agora, em vez de ter os primeiros filhos do povo de Israel, eu tenho os levitas. Eles são meus. Eu sou Deus, o SENHOR.

No deserto do Sinai o SENHOR Deus mandou que Moisés registrasse os levitas por grupos de famílias e por famílias, todos os do sexo masculino da idade de um mês para cima. E Moisés os contou como o SENHOR havia mandado.

Levi tinha três filhos: Gérson, Coate e Merari, que foram os antepassados dos grupos de famílias que têm os nomes deles.
* Gérson tinha dois filhos: Libni e Simei.
* Coate tinha quatro filhos: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.
* E Merari tinha dois filhos: Mali e Musi.

Eles são os antepassados das famílias levitas que têm os nomes deles.

O grupo de famílias de Gérson era formado pelas famílias de Libni e de Simei. O número total das pessoas do sexo masculino, contadas uma por uma, da idade de um mês para cima, foi de 7.500. Esse grupo acampava atrás da Tenda, no lado OESTE. Eliasafe, filho de Lael, era o chefe desse grupo de famílias. Os gersonitas cuidavam da Tenda, da sua cobertura de dentro, da cobertura de fora, das cortinas da entrada, das cortinas do pátio que fica ao redor da Tenda e do altar e das cortinas da porta do pátio e das suas cordas.

O grupo de famílias de Coate era formado pelas famílias de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de 8.600; e essas pessoas tinham de cuidar da Tenda. Esse grupo de famílias, isto é, os coatitas, acampava no lado SUL da Tenda. O chefe desse grupo era Elisafã, filho de Uziel. Eles cuidavam da arca da aliança, da mesa, do candelabro, dos altares, dos utensílios do Lugar Santo e da cortina da entrada do Lugar Santíssimo. Eles cuidavam de todos esses serviços.

O líder dos chefes dos levitas era Eleazar, filho do sacerdote Arão. Ele era o chefe dos que faziam o serviço religioso no Lugar Santo.

O grupo de famílias de Merari era formado pelas famílias de Mali e Musi. O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de 6.200. O chefe do grupo de famílias de Merari era Zuriel, filho de Abiail. Os meraritas acampavam no lado NORTE da Tenda e cuidavam das tábuas da Tenda, das vigas, das colunas, das bases e de todos os seus utensílios. Cuidavam também das colunas que ficavam no pátio ao redor da Tenda e das suas bases, estacas e cordas.

Moisés, Arão e os filhos de Arão acampavam em frente da Tenda, no lado leste. Eles cuidavam dos serviços religiosos no Lugar Santo para o povo de Israel. Porém, se qualquer outro homem tentasse fazer esse serviço, devia ser condenado à morte.

Como o SENHOR havia ordenado, Moisés e Arão fizeram uma lista de todos os levitas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, conforme os grupos de famílias; o total foi de 22.000.



O SENHOR Deus disse a Moisés:
- Registre todos os primeiros filhos israelitas do sexo masculino, de um mês para cima, pois todos eles são meus. Porém no lugar deles eu ponho todos os levitas para serem meus. Eu sou Deus, o SENHOR. Ponha também os animais dos levitas no lugar de todas as primeiras crias dos animais dos outros israelitas.

Como o SENHOR havia ordenado, Moisés registrou todos os primeiros filhos dos israelitas. O total dos que foram contados, de um mês para cima, foi de 22.273.

Depois o SENHOR Deus disse a Moisés:

- Ponha os levitas no lugar de todos os primeiros filhos dos outros israelitas e os animais dos levitas, no lugar dos animais dos outros israelitas. Os levitas serão meus. Eu sou Deus, o SENHOR.

* Como os primeiros filhos dos israelitas são 273 a mais do que os levitas, você deve pagar por eles. Você pagará cinco barras de prata por pessoa e entregará esse dinheiro a Arão e aos seus filhos (De acordo com a tabela oficial, a barra de prata, o siclo, vale vinte geras.).

Então Moisés pegou o dinheiro, isto é, quinze quilos e meio de prata, e entregou a Arão e aos seus filhos, conforme o SENHOR havia mandado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário