Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Êxodo 23 a 26 (dia 19)

LIVRO DE ÊXODO - CAPÍTULO 23

Justiça e honestidade

* - Não espalhe notícias falsas e não minta no tribunal para ajudar alguém. * Não siga a maioria quando ela faz o que é errado e não dê testemunho falso para ajudar a maioria a torcer a justiça.Não faça injustiça, nem mesmo para favorecer o pobre.

- Se você vir o boi ou o jumento do seu inimigo andando perdido, leve-o de volta para ele. * Se o jumento dele cair debaixo da carga, não o deixe ali, mas ajude o dono a pôr o animal de pé.

- Quando um pobre comparecer ao tribunal, não cometa injustiça contra ele. * Não faça acusações falsas, nem condene à morte uma pessoa inocente. Pois eu condenarei aquele que fizer essas coisas más. * Não aceite dinheiro para torcer a justiça, pois esse dinheiro faz com que as pessoas fiquem cegas e não vejam o que é direito, prejudicando assim a causa daqueles que são inocentes.

- Não maltratem os estrangeiros que moram no meio de vocês. Vocês sabem como eles sofrem por serem estrangeiros, pois vocês foram estrangeiros no Egito.



O sétimo ano e o sétimo dia

- Durante seis anos você semeará as suas terras e colherá o que elas produzirem. Porém no sétimo ano deixe que a terra descanse e não colha nada que crescer nela. * Mas os pobres poderão comer o que crescer ali, e os animais selvagens comerão o que sobrar. * Faça isso também com as suas plantações de uvas e de azeitonas.

- Trabalhe seis dias por semana, mas no sétimo dia não faça nenhum trabalho para que os seus escravos, os seus animais e os estrangeiros que trabalham para você possam descansar.

- Dêem atenção a tudo o que eu, o SENHOR, tenho dito a vocês. * Não façam orações a outros deuses, nem mesmo falem os nomes deles.



As três grandes festas

(Êxodo 34:18-26; Deuteronômio 16:1-17)

- Três vezes por ano vocês comemorarão uma festa em minha honra. * No mês de abibe, o mês em que vocês saíram do Egito, comemorem a Festa dos Pães sem Fermento como eu ordenei. Durante os sete dias da festa não comam pão feito com fermento. Que ninguém venha me adorar sem trazer uma oferta. * Comemorem a Festa da Colheita logo que vocês começarem a colher o que plantaram. * Comemorem a Festa das Barracas no outono, quando vocês colherem as uvas e as frutas dos pomares. Três vezes por ano, nessas três festas, todos os homens devem vir adorar a mim, o SENHOR Deus.

- Quando vocês oferecerem um animal em sacrifício a mim, não me tragam pão feito com fermento. A gordura dos animais mortos nos sacrifícios, durante as minhas festas, deverá ser queimada no mesmo dia.

- Todos os anos tragam à casa do SENHOR, seu Deus, os primeiros cereais que colherem.

- Não cozinhem um cabrito ou um carneirinho no leite da sua própria mãe.



Promessas e avisos

* - Eu enviarei um anjo adiante de vocês para protegê-los na viagem e para levá-los ao lugar que lhes preparei. Dêem atenção e obedeçam ao anjo. Não se revoltem contra ele, pois ele age em meu nome e não perdoará revoltas. * Se vocês lhe obedecerem e fizerem tudo o que ele mandar, eu lutarei contra todos os inimigos de vocês. O meu anjo irá adiante de vocês e os levará até a terra dos amorreus, dos heteus, dos perizeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus. E eu destruirei todos esses povos. * Não se curvem diante dos deuses deles, nem os adorem, e não sigam os seus costumes religiosos. Destruam os deuses deles e quebrem as colunas do deus Baal.Se vocês adorarem a mim, o SENHOR, seu Deus, eu os abençoarei, dando-lhes comida e água, e tirarei de vocês todas as doenças. Na terra de vocês nenhuma mulher terá aborto, nem ficará sem ter filhos. E eu darei a vocês uma vida longa.

- Farei com que os povos que são contra vocês tenham medo de mim. Farei com que haja confusão entre os povos contra quem vocês vão lutar e farei com que os inimigos fujam de vocês.Farei com que os seus inimigos fiquem apavorados. E, quando vocês forem avançando, eu expulsarei os heveus, os cananeus e os heteus. * Não os expulsarei num ano só; se eu fizesse isso, a terra ficaria deserta, e os animais selvagens se tornariam numerosos demais, prejudicando vocês. Pelo contrário, eu expulsarei esses povos pouco a pouco, até que vocês se tornem mais numerosos e tomem posse da terra. Farei com que os limites da terra de vocês vão desde o golfo de Ácaba até o rio Eufrates e do mar Mediterrâneo até o deserto. Eu lhes darei poder para dominarem os povos daquelas terras, e vocês irão avançando e os expulsando. * Não façam nenhum acordo com eles, nem com os seus deuses. Não deixem que esses povos vivam na terra de vocês. Se deixarem, eles farão com que vocês pequem contra mim. Se vocês adorarem os deuses deles, isso será uma armadilha mortal para vocês.



LIVRO DE ÊXODO - CAPÍTULO 24

A aliança de Deus com o povo de Israel

O SENHOR Deus disse a Moisés:
- Você, Arão, Nadabe, Abiú e setenta líderes do povo de Israel, subam o monte e venham até a minha presença. E, quando ainda estiverem um pouco longe, ajoelhem-se para me adorar. Só você, Moisés, chegará perto de mim; os outros, não. E o povo não deverá subir o monte.

Moisés foi e contou ao povo tudo o que o SENHOR tinha dito e todos os mandamentos que ele tinha dado.

Então os israelitas responderam todos juntos:
- Nós faremos tudo o que o SENHOR ordenou.

Então Moisés escreveu todas as leis de Deus, o SENHOR.

No dia seguinte, de manhã, ele construiu um altar ao pé do monte e colocou ali doze colunas de pedra, uma para cada tribo das doze tribos do povo de Israel. Aí Moisés mandou que alguns moços queimassem animais em sacrifício ao SENHOR e matassem touros como ofertas de paz.

Moisés pôs a metade do sangue dos animais em bacias e derramou a outra metade no altar. Depois pegou o livro da aliança, onde estavam escritos os mandamentos do SENHOR, e o leu em voz alta para o povo.

Eles disseram:
- Nós obedeceremos a Deus, o SENHOR, e faremos tudo o que ele mandar.

Então Moisés pegou o sangue das bacias, borrifou o povo com ele e disse:
- Este é o sangue que sela a aliança que o SENHOR fez com vocês quando deu todos esses mandamentos.

Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta líderes do povo de Israel subiram o monte e viram o Deus de Israel. Debaixo dos pés dele havia alguma coisa parecida com um piso feito de safiras, azul como o céu. Deus não matou esses líderes de Israel; eles viram a Deus e depois comeram e beberam juntos.



Moisés no monte Sinai

O SENHOR Deus disse a Moisés:
- Suba o monte onde eu estou e fique aqui, pois eu vou lhe dar as placas de pedra que têm as leis e os mandamentos que escrevi, a fim de que você os ensine ao povo.


Moisés e Josué, o seu auxiliar, se aprontaram, e Moisés começou a subir o monte sagrado.

Então Moisés disse aos líderes:
- Esperem aqui até nós voltarmos. Arão e Hur ficarão com vocês. Quem tiver alguma questão para resolver deverá falar com eles.

Então Moisés subiu o monte Sinai, e uma nuvem cobriu o monte. A glória do SENHOR desceu sobre o monte, e para os israelitas a luz parecia um fogo que queimava lá no alto. A nuvem cobriu o monte durante seis dias, e no sétimo dia o SENHOR, lá da nuvem, chamou Moisés.

Moisés entrou no meio da nuvem. E ficou ali no monte quarenta dias e quarenta noites.



LIVRO DE ÊXODO - CAPÍTULO 25

As ofertas para a Tenda Sagrada

(Êxodo 35:4-9)

O SENHOR Deus disse a Moisés:
- Diga aos israelitas que me dêem uma oferta. Receba as ofertas que eles quiserem dar de bom coração. Essas ofertas podem ser ouro, prata ou bronze; fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pêlos de cabra; peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia; azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável; pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote. Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.

- E você, Moisés, faça a Tenda e todos os seus móveis de acordo com o modelo que eu vou lhe mostrar.



A arca da aliança

(Êxodo 37:1-9)

- Diga aos israelitas que façam uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. Revistam de ouro puro essa caixa, por dentro e por fora. E em toda a volta coloquem um remate de ouro.Façam também quatro argolas de ouro e ponham nos quatro pés, ficando duas argolas de cada lado. Façam cabos de madeira de acácia e revistam de ouro. Enfiem os cabos nas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada. Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela. Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca.

- Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura. Faça dois querubins de ouro batido, um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa. Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa.Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca. Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.



A mesa dos pães da Presença de Deus

(Êxodo 37:10-16)

- Você deverá fazer também uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura.Revista de ouro puro a mesa e coloque um remate de ouro em volta dela. Em volta da mesa faça um friso de quatro dedos de largura e um remate de ouro em volta do friso. * Faça também quatro argolas de ouro e ponha nos quatro cantos, perto dos quatro pés. Perto do friso deverão ser colocadas as argolas por onde passam os cabos para se carregar a mesa. Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. A mesa será carregada por esses cabos. * Faça os pratos, os copos, as taças e as jarras que serão usados para as ofertas de vinho. Tudo isso deverá ser feito de ouro puro. A mesa será colocada na frente da arca da aliança, e em cima da mesa estarão sempre os pães sagrados que são oferecidos a mim.



O candelabro

(Êxodo 37:17-24)

- Faça um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formarão uma só peça com ele. Dos seus lados sairão seis braços, três de um lado e três do outro. Cada um dos seis braços deverá ter três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.

- A haste do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. Debaixo de cada um dos três pares de braços deverá haver um botão de amendoeira. Os botões, os braços e o candelabro deverão formar uma só peça de ouro puro batido. * Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de maneira que iluminem a frente dele. As tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro. Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham.

- E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.



LIVRO DE ÊXODO - CAPÍTULO 26

A Tenda da Presença de Deus

(Êxodo 36:8-38)

O SENHOR disse a Moisés:
- Faça a parte de dentro da Tenda Sagrada com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas serão bordadas figuras de querubins. Cada cortina deverá ter doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura.Costure cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça. Faça a mesma coisa com as outras cinco. Ponha laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas. Faça cinquenta laçadas para a beirada da primeira cortina da primeira peça e cinqüenta para a beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas fiquem de frente umas para as outras. Faça também cinquenta prendedores de ouro e com eles junte os dois jogos de cortinas para que formem uma só peça.

- Faça uma cobertura para a Tenda, com onze pedaços de pano feito de pêlos de cabra. Os pedaços deverão ter o mesmo tamanho, medindo treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura. Costure cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça, ficando o sexto pedaço dobrado na parte da frente da Tenda.Ponha cinquenta laçadas na beirada do último pedaço da primeira peça e cinquenta laçadas na beirada da outra peça. Faça também cinquenta prendedores de bronze e passe esses prendedores nas laçadas, juntando assim as duas peças uma com a outra para que formem uma cobertura só. A metade da cortina que sobrar ficará pendurada na parte de trás da Tenda. Os quarenta e cinco centímetros que sobrarem de cada lado do comprimento das cortinas ficarão de um lado e do outro para cobrir a Tenda.

- Faça mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta coloque outra cobertura, feita de peles finas.

- Faça também armações de madeira de acácia para a Tenda. Cada uma das armações terá quatro metros e quarenta e cinco de comprimento por sessenta e sete centímetros de largura.Cada armação terá dois encaixes para juntar uma à outra. Você fará isso com todas as armações da Tenda. Faça vinte armações para o lado sul e ponha debaixo dessas vinte armações quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes. Faça também vinte armações para o lado norte e quarenta bases de prata, duas para cada armação.Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, você fará seis armações e mais duas armações para os cantos da Tenda. Essas armações dos cantos deverão ser juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que fica na parte de cima. As duas armações que formam os dois cantos deverão ser colocadas desse jeito. Portanto, haverá oito armações com as suas dezesseis bases de prata, duas debaixo de cada armação.

- Faça quinze travessas de madeira de acácia, cinco para as armações de um lado da Tenda, cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás. A travessa do centro passará a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro.Revista de ouro essas armações e ponha nelas argolas de ouro, por onde passarão os cabos, que também deverão ser revestidos de ouro. Arme a Tenda de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.

- Faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins. Pendure essa cortina em quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro, que terão prendedores de ouro e serão fixados em quatro bases de prata.Pendure a cortina debaixo dos prendedores e atrás da cortina ponha a arca da aliança, onde estão as duas placas de pedra. A cortina separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. Ponha a tampa na arca da aliança, no Lugar Santíssimo. Fora do Lugar Santíssimo ponha a mesa no lado norte da Tenda e coloque o candelabro no lado sul.

- Para a entrada da Tenda faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados. Para segurarem essa cortina, faça cinco postes de madeira de acácia revestidos de ouro e com prendedores de ouro. E faça cinco bases de bronze para os postes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário